domingo, 11 de agosto de 2013

Cursos com inscrições abertas

Boa Noite Pessoal,

Alguns cursos estão com inscrições abertas e vale a pena dar uma conferida!

I Curso de Extensão em Análise de Indicadores em Saúde - Inscrição até 30/08

Impactos da Violência da Saúde - Inscrição até 30/08

Curso de Aperfeiçoamento em Metodologia do Trabalho Científico em Saúde - Inscrição até 16/08

Iai gostou do post? Deixe um comentário!


quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Processo de Trabalho em Saúde

O trabalho dentre seus diversos significados, pode ser entendido como o resultado da ação do homem através dos meios de produção (instrumentos). Já o processo de trabalho é definido como a organização em que se dá este trabalho. No caso dos profissionais que trabalham com a produção de ações e serviços de saúde remete a ideia da organização dos trabalhadores deste setor, porém, no seu conceito mais amplo pretende-se ir além das simples atividades que esses trabalhadores exercem para, através a orientação  dos saberes científicos, entender  as práticas e necessidades sociais inseridas neste contexto.

Os componentes do processo de trabalho são:

1. Objeto
2.  Finalidade
3. Agentes
4. Instrumentos

1.Objeto
Refere-se aquilo que será transformado pela ação do homem.

2. Finalidade
Também entendido como objetivo. É o resultado final  projetado para satisfazer as necessidades e expectativas das pessoais. Aqui é interessante afirmar que estas finalidades podem ser individuais, coletivas, ou institucionais. Um exemplo do primeiro caso pode ser um paciente que quer diminuir um quadro doloroso associado a uma artrose e conseguiu. No segundo caso, pode-se pensar que uma determinada comunidade por motivos de contaminação da água passou a ter  altos índices de diárreia e após a ação dos profissionais de saúde estes índices voltaram a se normalizar. No último, percebeu-se diversos funcionários de uma empresa  estavam com infecção intestinal e neste momento, o objetivo da empresa seria melhorar, reverter o quadro de saúde de seus funcionários.

3. Agentes
Por fim, os agentes são as pessoas envolvidas nos processos de trabalho para se atingir os objetivos alcançados.

4. Instrumentos
Diz respeito as ferramentas utilizadas pelos trabalhadores para para transformar o seu objeto de trabalho.Os instrumentos podem ser de 2 tipos:

  •  Materiais - por exemplo, medicamentos, equipamentos, 
  • Não Materiais - Conhecimentos

Há ainda outra classificação interessante que diz respeito as ferramentas utilizadas pelo profissional de saúde. A primeira caixa de ferramentas pode ser classificada como dura, sabe-se que ela consome o trabalho das máquinas e dos profissionais de saúde  e está vinculada aos procedimentos e a propedêutica (diagnósticos e terapêuticos). Seus exemplos são: o estetoscópio, o theraband, equipamentos que possibilitem acessar dados físicos, exames laboratoriais e imagens, necessários para alimentar o raciocínio clínico e também todos os outros equipamentos e medicamentos utilizados nas intervenções terapêuticas.

A segunda caixa de ferramentas é denominada leve-dura diz respeito ao olhar do profissional sobre o usuário de saúde para compreensão do contexto em que esse indivíduo está inserido e das suas necessidades. Este olhar  é produto de uma confluências de saberes científicos bem estruturados a saber: epidemiologia, clínica, ortopedia, geriatria, e outras..

A terceira caixa de ferramentas é chamada de leve. Estas ferramentas produzem relações entre os profissionais e os pacientes através da produção do vínculo, escuta, acolhimento, estímulo a autonomia.

Trazendo este debate para a prática cotidiana observa-se que  a depender do tipo de modelo de atenção priorizado ocorre uma predominância de tecnologias específicas. Por exemplo, no modelo médico hegemônico, comumente chamado de hospitalocêntrico, há ênfase no biologismo, nas especialidades e na utilização intensa de exames laboratoriais e de imagens e portanto, as tecnologias priorizadas aqui serão as duras e leve-duras. Como  tentativa de superar este modelo médico centrado, tem se criado propostas alternativas, novos modelos de atenção e novos dispositivos que promovam alterações do funcionamento da organização. Nessa perspectiva há uma proposta de realizar uma reordenação do trabalho em saúde através de equipes de referência e apoio especializado matricial segundo diretrizes de gestão colegiada, vinculo terapêutico e transdiciplinariedade.

Sei que ainda não falei dos modelos de atenção mas não se estresse não que esse post sai em breve. 

Por hoje isso é tudo pessoal. 



Referências
http://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/1790.pdf
http://www.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/protrasau.html