quinta-feira, 28 de maio de 2015

Lançada página voltada à qualidade e segurança do paciente no parto e no nascimento

 O dia 28 de maio é o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher. Esta data integra a agenda nacional do Dia de Redução da Mortalidade Materna e foi criada para dar visibilidade ao 5º Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM), da Organização das Nações Unidas (ONU), que trata da melhoria da saúde materna. O prazo para o alcance da meta de redução da morte materna em 75% encerra-se neste ano, mas vários países, inclusive o Brasil, estão longe de atingi-la.
 
Apesar do muito que já se avançou no Brasil em relação à atenção ao parto, há ainda um longo caminho a ser percorrido. Nesse sentido, o Proqualis (Icict/Fiocruz) lança em seu portal a página Parto e Nascimento com o objetivo de contribuir com a disseminação de conteúdos relevantes para a melhoria da qualidade do cuidado e para a promoção de práticas seguras nesta área.
 
Na Página, o profissional de saúde vai encontrar uma oferta de conteúdos que podem contribuir em diversos níveis de atenção à gestante. Todo material foi selecionado criteriosamente para proporcionar oportunidade de atualização na atenção obstétrica e perinatal. Um amplo conjunto de materiais está disponível, desde artigos recentemente publicados até protocolos, normas, vídeos, aulas, iniciativas e experiências nacionais e internacionais exitosas. 
 
Visite aqui: parto e nascimento

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Processo seletivo para os programas de Estágios Não Obrigatórios da SESAB

Queridos alunos, colegas e mestres,

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), através da Superintendência de Recursos Humanos (SUPERH), por meio da Escola Estadual de Saúde Pública (EESP), informa que estão abertas, no período de 12 de maio a 29 de maio de 2015, as inscrições para o processo seletivo para os programas de estágios não obrigatórios da SESAB, o Cotidiano do SUS Enquanto Princípio Educativo (CotidianoSUS), Centro Antiveneno da Bahia (CIAVE) e Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (COSET), para diversas graduações nos municípios de Salvador, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Jequié, Vitória da Conquista e Itabuna.

Acesse o edital aqui